Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Dizer um Bom Bia ou Perguntar Onde Fica Aquela Rua,Um Desafio para o Surdo

Um dos principais problemas que a pessoa com surdez enfrenta é a falta de acessibilidade/ comunicação, assim como em outros tipos de deficiência , ela acaba restringindo sua  participação social. A medicina preventiva( atuando na prevenção da surdez severa) acompanhada com os avanços tecnológicos trouxeram contribuições de grandeza na pespectiva de sua real inclusão na sociedade, os aparelhos auditivos que trouxeram e ainda trazem esperança não podem ouvir  até  mesmo se  tratando da comunidade surda pois alguns de seus integrantes utilizam destes  dispositivos sensoriais.
 Mas na verdade os Surdos por terem uma linguagem própria acabam se sentido negligenciados na maioria dos lugares ou até mesmo em repartiçoes publicas por não terem profissionais que compreendam a LIBRAS ou por falta de uma cultura inclusiva, agravada pela falta de informação e pelo preconceito , isso faz com que não haja a comunicação, fazendo com que a comunicação cotidiana seja comprometida. E isso provoca isolamento por parte dos mesmos, criando dois planetas o "Planeta dos Surdos" e o "Planeta dos Ouvintes" , você sabe como é a situação que ambos os grupos passam quando um tenta se comunicar com os outros, pode ser resumida em uma frase "desculpas mais não estou te entendendo"ou até gritando, sem querer critica aquelas pessoas que realmente querem ajudar a pessoa com deficiência, " VOCÊ MIM OUVI"?!!!/ você consegui ouvi o que eu falo?
Você ja se  deparou  com algum estrangeiro se aproximando e perguntando por  exemplo onde  fica tal lugar, falando no idioma  que este  turista fala, do seu país ,(exemplo, inglês) nem você e nem ele sabem os  respectivos  idiomas. E aí? como entender/ ajudar? é essa a  situação que os surdos vivenciam todos os dias, resumindo é tentar se  comunicar  e  não ser compreendido, olha que ele está falando português sendo que em libras, fica esse exemplo para todos os  leitores  refletirem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário